Berçário

A entrada no berçário é um marco na vida de qualquer bebê. A convivência restrita, até então, ao ambiente familiar é alargada com a presença dos educadores e de outras crianças de idades próximas. Trata-se de uma transição que deve ser feita com tranquilidade para que o colégio seja encarado como um ambiente seguro.

Toda a estrutura do berçário do Colégio Universo foi desenvolvida para transmitir essa segurança aos bebês e também aos pais, para que retomem suas rotinas com a certeza de que os filhos estão sendo bem cuidados — cuidado este que é ofertado em tempo integral, se essa for a necessidade da família.

A importância do Berçario para a Educação Infantil

O reconhecimento oficial do berçário, no Brasil, como parte da Educação Básica só aconteceu na década de 1990, trazendo um olhar mais cuidadoso para esse ciclo, que, anteriormente, era apenas uma resposta às famílias que precisavam trabalhar. Um lugar de atendimento às necessidades básicas da criança passou a ser uma oportunidade de socializar, estimular e instigar a curiosidade.

Cada vez mais, pesquisas científicas consideram que os primeiros anos de vida da criança são essenciais para o seu desenvolvimento. Estímulos corretos nessa fase estão diretamente ligados a um melhor domínio das emoções, a uma maior facilidade de relacionamento com as pessoas e, também, a um melhor desempenho escolar.

Graças à plasticidade cerebral mais evidente nos primeiros 12 meses de vida, a estrutura do cérebro se modifica com a intervenção das experiências vividas nesse período. Aquilo que é positivo e estimulante é potencializado, promovendo um desenvolvimento neurológico substancial e impactante às etapas seguintes.

Os incentivos recebidos são importantes para facilitar a integração da criança na Educação Infantil de uma forma geral. O ciclo conta com objetivos específicos que podem ser mais desafiantes para aquelas que não frequentaram o berçário; até mesmo a evolução da oralidade pode se dar um pouco mais tarde.

Além de tudo o que já foi mencionado, é valioso para a própria criança criar relações afetivas com outras pessoas: nesse caso, membros da comunidade escolar. Assim, ainda que de forma primordial, ela sentirá que o Colégio também é um lugar de carinho e proteção.

Afinal, o que os bebês fazem no berçário?

No Colégio Universo, a idade para berçário é a partir dos 8 meses, e uma dúvida comum é o que os bebês fazem na escola nessa fase. Além de serem cuidados, têm a possibilidade de experimentar o mundo em outro lugar e sob um novo ponto de vista.

O espaço dedicado aos bebês foi recentemente remodelado justamente para possibilitar todas as atividades de exploração e aprendizado. Sim, mesmo nas ações mais simples, os pequenos estão sempre aprendendo.

Até pouco depois de 1 ano, os bebês experimentam diferentes possibilidades com o próprio corpo, desenvolvem a motricidade fina, articulam as primeiras palavras e reproduzem novos sons. O ato de manusear os brinquedos disponíveis, por exemplo, é uma forma de se trabalhar determinadas habilidades, como os movimentos de preensão, encaixe e lançamento.

Reconhecendo a importância de tais objetos e habilidades, o Universo conta com uma seleção de brinquedos para se trabalhar, por exemplo, a relação entre causa e efeito. Boa parte das brincadeiras para o berçário tem a ver com a interação com esses elementos.

O brincar, aliás, é o fio condutor das atividades e rotinas. Mesmo que, inicialmente, os bebês conduzam as suas explorações de uma forma mais individual, estão sempre observando e descobrindo coisas novas, ainda que, para os adultos, isso pareça uma simples distração.

As atividades lúdicas para o berçário 1, conduzidas por profissionais com formação adequada, incluem psicomotricidade e exploração de diferentes materiais em produções artísticas. Durante o dia, os bebês aperfeiçoam tanto os movimentos e a coordenação motora como os cinco sentidos ao trabalharem com diversas cores e texturas.

O jeito Universo de cuidar

Para poder oferecer atenção e cuidado mais personalizados em uma fase tão exigente, o Colégio Universo conta com um número reduzido de bebês no berçário. Dessa forma, as educadoras têm a possibilidade de atender às demandas dos pequenos com mais disponibilidade, bem como organizar dinâmicas envolventes para todos.

Trata-se de uma instituição que valoriza a família, por isso, dedica-se a estabelecer uma conexão com os pais e a deixar o canal aberto para que a comunicação se faça sempre que necessário.

A higiene de todos os espaços é uma prioridade para o Universo, assim como o oferecimento de refeições equilibradas, tanto no almoço como nos lanches. O colégio sabe que essas preocupações não são excessivas e muito menos dispensáveis, uma vez que é a saúde das crianças que está em jogo.