Educação Infantil

O Ensino Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e coincide com um período essencial da vida das crianças, de grande desenvolvimento e de formação da personalidade. As experiências vivenciadas na primeira infância permanecem até a fase adulta, ressaltando a necessidade da construção de memórias e estímulos positivos.

No Colégio Universo, os alunos da Educação Infantil são guiados no seu processo de aprendizagem por meio de brincadeiras, da troca de conhecimentos e da convivência com adultos e outras crianças; encontram um ambiente seguro para explorar, experimentar e adquirir novas habilidades.

A importância da Educação Infantil

Durante muito tempo, o Ensino Infantil não foi considerado parte integrante da Educação Básica, algo que só mudou efetivamente em 1996, com a entrada em vigor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A inclusão foi motivada pela comprovação científica, inclusive, de que os primeiros anos são essenciais para o futuro da criança.

Até os 5 anos de idade, o desenvolvimento vivenciado é maior e mais expressivo do que em qualquer outra fase da vida. A conquista de habilidades motoras, cognitivas e até mesmo emocionais é tão importante que deve ser conduzida com todo o cuidado. É um período para aproveitar e não desperdiçar oportunidades.

A entrada na escola nessa idade permite que a criança esteja em contato diário com outras pessoas; provavelmente, com hábitos e características diferentes das suas. Essa rica convivência ensina, desde cedo, sobre a diversidade e suscita importantes debates acerca do respeito e da cidadania.

O acompanhamento de educadores que sabem exatamente que estímulos oferecer a alunos nessa fase favorece o desenvolvimento integral da criança, que amplia o seu senso estético por meio da exploração de materiais e técnicas, adquire noções de ritmo com músicas e brincadeiras e percebe melhor o próprio corpo e o mundo.

O seio familiar oferece segurança afetiva e reconhecimento imediato, no entanto, é na escola que a criança pode ampliar os seus vínculos e contactar um universo de conhecimento à disposição.

Projeto pedagógico para o Ensino Infantil

O Colégio Universo adota o modelo de Educação 3.0, focado na descentralização do conhecimento apenas na figura do educador. Aqui, o aluno é protagonista do seu próprio processo educativo, tendo a liberdade de eleger os temas sobre os quais quer se debruçar. A partir das suas observações, ele pode trazer propostas e ir construindo a sua autonomia.

A idade pode parecer pouca para tamanha responsabilidade, mas os alunos aceitam o desafio sem receio. Enquanto exploram, descobrem e constatam, contam com o apoio dos educadores, que fazem a mediação dessa trajetória, apresentando ferramentas e propostas que garantem a fluidez dos encontros.

A Educação Infantil em tempo integral garante tranquilidade aos pais que precisam desse suporte nos dois turnos. Enquanto isso, as crianças têm acesso a atividades que consolidam o aprendizado e abrem espaço para novas competências.

Atividades para a Educação Infantil

Ao longo do ano letivo, as crianças têm a possibilidade de se envolver com diversas atividades, sejam elas curriculares, sejam extracurriculares. O objetivo de uma oferta variada é que as crianças possam acessar todas as suas potencialidades enquanto aprendem sobre si mesmas e sobre o mundo.

Confira abaixo algumas das atividades disponíveis para a Educação Infantil no Colégio Universo.

Aulas práticas e em campo

Que outra forma de fazer as crianças compreenderem determinados assuntos do que mostrando a elas e fazendo-as vivenciar o que estão aprendendo? É por isso que o Colégio Universo considera as aulas práticas e de campo essenciais. Esse valioso recurso pedagógico transforma o mundo real em uma sala de aula em potencial.

Colocar a mão na massa e ver de perto são práticas muito mais eficazes do que ouvir falar. Dessa maneira, os alunos também conseguem fazer uma ligação direta entre aquilo que aprendem e a vida prática.

Programa de Liderança

Liderar não é apenas estar em primeiro lugar. Na verdade, essa expressão fala mais sobre ocupar uma posição que inspira e serve de exemplo para outras pessoas. Um líder é alguém com iniciativa, tenacidade, que não desiste diante dos desafios e encoraja todos aqueles que estão à sua volta.

Pensando nesse cidadão capaz de movimentar estruturas, o Universo tem o seu próprio Programa de Liderança, chamado “O Líder em Mim”. Esse projeto apresenta às crianças 7 hábitos que vêm combinados com a introdução de novas regras essenciais para uma vida mais feliz.

Os alunos aprendem sobre proatividade, prioridades, colaboração, empatia, sinergia e a importância dos objetivos.

Modalidades esportivas

As atividades físicas são cruciais para uma vida mais saudável, física e mentalmente falando. A partir dos 3 anos, os estudantes da Educação Infantil podem participar das turmas de diferentes modalidades esportivas que o Colégio Universo oferece, incluindo Baby Class, Jazz e Natação.

Teatro

O Colégio Universo faz questão de aproximar as crianças de todas as formas de manifestação artística, e o teatro é uma delas. As aulas estimulam a criatividade, o faz de conta, a expressividade e a oralidade. Ao criarem histórias, personagens ou enredos, os alunos se tornam mais imaginativos e comunicativos.