Ensino Fundamental II

De acordo com a BNCC, o Ensino Fundamental 2 (anos finais) é uma etapa educativa caracterizada pela sua complexidade, uma vez que vem acompanhada de desafios mais específicos e da necessidade de sistematização dos conteúdos. Os Anos Finais aprofundam os conhecimentos dos Anos Iniciais e abrem caminho para o Ensino Médio.

Ao longo dessa mesma fase, os alunos finalizam a infância e entram na adolescência, inaugurando um período de afirmação da identidade e uma reflexão cada vez maior sobre a diferença que podem fazer no mundo.

As vantagens de ser um aluno Ensino Fundamental II do Colégio Universo

Para nós, é gratificante acompanhar o crescimento dos nossos estudantes em todos os níveis, incluindo intelectual. Além disso, é igualmente recompensador contribuir para esse desenvolvimento por meio de ações educativas, iniciativas, eventos e propostas. O intuito é disponibilizar uma variedade de recursos para que os alunos alcancem todo o seu potencial.

No Colégio Universo, os estudantes do Fundamental 2 podem contar com uma base sólida de apoio, respeito mútuo e diálogo.

Ensino integral

Já pensou, enquanto trabalha, poder deixar o seu filho em uma escola que, além de cuidar de toda a parte curricular, também proporciona atividades que enriquecem o seu repertório social e cultural? Assim é o ensino integral do Colégio Universo, em que o horário completo para o Ensino Fundamental 2 vai até às 17h40.

Além de um momento de repouso e de refeições programadas com os valores nutricionais adequados, os alunos podem dedicar esse tempo à consolidação dos conteúdos estudados em sala, ao envolvimento em atividades esportivas e à participação em aulas de arte.

Aulas de arte e música

E por falar em aulas de arte, elas fazem parte da oferta extracurricular do Colégio Universo. Nessas oficinas, os estudantes conhecem o trabalho de grandes artistas, as suas influências, experimentam diferentes técnicas e produzem as suas próprias obras.

Já no ateliê de música, o intuito passa por explorar os sons, os instrumentos e apurar o sentido auditivo. Está mais do que comprovado que as experiências musicais relaxam e também estimulam a atividade cerebral em um sentido positivo.

Programa de desenvolvimento de liderança

Os líderes de amanhã, sem dúvida, são os jovens de hoje. Portanto, nada mais natural do que fazer com que eles desenvolvam, desde já, as suas melhores competências para assumir essa posição.

O Programa “O Líder em Mim” se baseia no best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e fomenta a construção de novas perspectivas para a obtenção de novos resultados. Aos poucos, vão sendo inseridas algumas regras que permitem a adoção de práticas que estimulam a proatividade e a capacidade de eleger prioridades.

Eventos para exercitar valores e habilidades

Os diversos eventos que o Colégio Universo propõe são oportunidades de socialização, descontração e, ao mesmo tempo, aprendizado. Os nossos valores estão sempre presentes em cada ação educativa, e esse tipo de atividade não é uma exceção, o que possibilita aos alunos o exercício da ética, do respeito e da empatia.

Nesses momentos, os alunos também podem apresentar as suas habilidades para a comunidade escolar, sejam elas esportivas, sejam artísticas ou sejam literárias. Os Jogos Interclasse, o Show de Talentos e a Feira das Personalidades são alguns exemplos dessas propostas que envolvem toda a comunidade escolar.

Uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado

O rápido desenvolvimento tecnológico dos últimos anos alterou estruturas e trouxe novidades que o ambiente escolar não pode ignorar. O uso de tecnologia como ferramenta de aprendizado é a chance de dinamizar o processo de ensino, compatível com a educação 3.0, e, ainda, estimular uma utilização ética e consciente de dispositivos.

No Colégio Universo, trabalhamos com as plataformas Plurall e Matific, a partir das quais os alunos podem ter acesso a materiais exclusivos que complementam os assuntos trabalhados em sala. Por meio de jogos e outras propostas, a aprendizagem é facilitada e torna-se natural, mesmo em disciplinas que costumam apresentar mais desafios, como a Matemática.

Salas organizadas por disciplina

Nós inovamos nas rotinas, nos métodos e até mesmo na organização logística, sempre objetivando oferecer um melhor acompanhamento para os nossos estudantes. Esse é um dos motivos que fazem com que a escola tenha um número limitado de alunos por turno e por turma. Com grupos menores, é possível atentar-se às necessidades de todos.

Outra estratégia para favorecer o aprendizado é a divisão das salas em disciplinas. Dessa forma, os estudantes podem conviver com outros alunos, de turmas diferentes, e criar um cenário de troca de conhecimento. Ao invés de estarem todos nivelados, contam com experiências distintas e podem trabalhar em um ambiente de cooperação.

Participações em olimpíadas

O Colégio Universo tradicionalmente participa de algumas das principais olimpíadas de conhecimento do Brasil, e graças a uma experiência educacional de qualidade, os nossos alunos se destacam, conseguindo excelentes resultados.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e o Canguru de Matemática são alguns exemplos das competições que estão no nosso calendário anual. A participação amplia os conhecimentos nas áreas a que se dedicam e, ainda, rende medalhas e distinções, a depender da posição alcançada.

Reforço semanal

Os sábados no Colégio Universo são dedicados ao reforço. Os alunos podem aproveitar para tirar as suas dúvidas com os professores e exercitar mais as disciplinas em que têm maiores dificuldades.

Essa é uma oportunidade de se trabalhar os pontos mais sensíveis e consolidar os conteúdos estudados durante a semana. Nesses encontros, os alunos contam com um acompanhamento personalizado que vai ao encontro de suas necessidades pedagógicas no momento.