Ensino Médio

Todas as etapas da Educação Básica têm a sua importância, mas a última traz os seus próprios desafios e conquistas. O Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) marca um período de amadurecimento, de tomada de decisões de grande impacto e de vislumbre de um futuro profissional.

Na BNCC, o Ensino Médio é abordado como, entre outras coisas, um ciclo de construção do projeto de vida. O estudante começa a estruturar o percurso que fará depois da escola e a reunir ferramentas e conhecimentos que lhe permitem esse planejamento.

Além do foco inevitável na carreira, há, também, uma preocupação com a formação pessoal e com o exercício da cidadania. Nesse contexto, a escola tem o papel primordial de mobilizar recursos e gerar oportunidades para que essa evolução global seja concretizada.

Como o Colégio Universo prepara os seus alunos para conquistar o mundo

O Colégio Universo está comprometido com a educação dos alunos do Ensino Médio, trabalhando, em seu projeto pedagógico para esse ciclo, a aquisição de competências linguísticas, o raciocínio lógico e matemático, a consciência do meio ambiente, a formação ética e a construção da cidadania.

Veja como incluímos esses elementos nas práticas educativas e por que estamos entre os melhores colégios de Ensino Médio no Ceará.

Preparação intensa para vestibulares e ENEM

Para a maioria dos estudantes, entrar na universidade é o maior objetivo depois do Ensino Médio. Por isso, os preparativos para superarem a concorrência e conquistarem uma vaga no Ensino Superior ganham maior ênfase, especialmente no último ano. Afinal, o sucesso dos nossos alunos é também o nosso sucesso.

Os simulados fazem parte dessa preparação e são elementos bastante estratégicos. Os estudantes podem avaliar o tempo que levam para responder a todas as questões, o desempenho em cada área de conhecimento e se estão no caminho certo para garantir a aprovação no curso que desejam.

Os relatórios dos simulados são lidos e analisados minuciosamente para que, a partir deles, sejam propostas mudanças para a obtenção de melhores resultados.

Utilização de plataformas digitais no aprendizado

A tecnologia é uma aliada do processo de ensino-aprendizagem no Colégio Universo e está alinhada com a educação 3.0. As diferentes ferramentas e os dispositivos complementam o conteúdo e oferecem novas abordagens por meio de jogos, exercícios e desafios.

A parceria com o Sistema de Ensino PH permite que os alunos tenham acesso a uma plataforma integrada, que pode ser consultada de qualquer lugar e que conta com uma série de atividades complementares.

Os estudantes do Universo também têm à disposição os aplicativos do Google For Education, inclusive o Google Classroom, que funciona como uma sala de aula online. Por meio dessa ferramenta, os alunos podem participar de fóruns, enriquecer debates e ampliar as fontes de conhecimento.

Esses recursos tecnológicos ganham ainda mais destaque no novo Ensino Médio do Universo, com uma organização focada no desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Aulas de campo

A sala de aula não é o único lugar em que se é possível aprender, e é exatamente por isso que as aulas de campo fazem parte do plano pedagógico de todas as etapas, inclusive do Ensino Médio. Os alunos são inseridos em outros ambientes onde podem observar dinâmicas, elaborar hipóteses e alcançar outros níveis de aprendizagem.

As atividades de campo acontecem no Parque do Cocó, Porto do Pecém e Guaramiranga, mas também podem incluir idas ao cinema.

Eventos artísticos e esportivos periódicos

É fato que o Ensino Médio foca a universidade, a carreira e todos os objetivos profissionais do futuro, mas tem mais. O calendário de cada ano está preenchido com eventos que favorecem a integração, a prática de esportes e a expressividade artística.

Essa proposta vai ao encontro da meta do Universo de oferecer uma formação verdadeiramente completa. Portanto, os estudantes podem participar, por exemplo, do Show de Talentos e da Feira das Personalidades. Os desafios dos Jogos Interclasse trazem uma competição amigável e estimulante.

Janelas da Arte é mais uma dessas iniciativas e estimula os estudantes a se expressarem por meio da música, da pintura e da dança. Os resultados são sempre impressionantes e servem para comprovar como os nossos estudantes são talentosos em todos as atividades que escolhem.

Orientação para escolha da carreira

Os nossos estudantes podem sempre contar com a orientação de toda a equipe pedagógica quanto ao seu futuro profissional, mas nada melhor do que coletar experiências de quem já está no mercado. Pensando nisso, além de apoio, organizamos iniciativas que abordam um pouco mais a fundo as diferentes áreas.

Um exemplo disso é o nosso projeto Carreira em Foco, em que convidamos ex-alunos para falar sobre a realidade das suas profissões atuais. Nesses encontros, os estudantes podem esclarecer as suas dúvidas, pedir conselhos, desfazer alguns mitos e, até mesmo, descobrir opções que ainda não tinham cogitado.

Projeto Jovem Empreendedor

O empreendedorismo não tem a ver apenas com iniciar o próprio negócio, mas com iniciativa, propósito, criatividade e capacidade de definir objetivos claros.

O Projeto Jovem Empreendedor surgiu para ajudar a desenvolver esse espírito nos alunos, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho e a construção dos seus projetos de vida. A iniciativa tem várias etapas, incluindo a participação em palestras e o desenvolvimento de uma ideia de negócio.

A possibilidade de experimentação, criação e exercício dessas competências ainda na escola é essencial aos alunos, preparando-os para qualquer cenário. São essas iniciativas e projetos que tornam o Universo único e um colégio de Ensino Médio que pensa à frente do seu tempo.